SEMÁFORO
DOS
ALIMENTOS
(HÁBITOS
ALIMENTARES SAUDAVÉIS)
COLÔMBIA - SP
2023
1 - INTRODUÇÃO
Hábitos alimentares são os comportamentos
que uma pessoa adota em relação à sua alimentação, ou seja, são as
escolhas que ela faz em relação aos alimentos que come diariamente.
Hábitos alimentares saudáveis constituem um dos principais pilares para um estilo
de vida saudável estando associados a diversos benefícios: prevenção e controle
de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT – obesidade, diabetes,
hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer); funcionamento
adequado do sistema imunológico; mais disposição para atividades do cotidiano e
prática de atividades físicas; desenvolvimento da memória e da capacidade de
aprendizado; melhora da qualidade do sono; autocuidado e sensação de bem estar,
entre outros.
Uma alimentação adequada, saudável e
sustentável é caracterizada pelo consumo diário e prioritário de
alimentos in natura e minimamente processados, predominantemente de origem
vegetal (frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas e
oleaginosas), sem excessos de óleos, gorduras, sal e açúcar.
O semáforo é uma ferramenta de
sinalização no trânsito usado para orientar o fluxo de veículos e pedestres em
uma via pública. É composto de três cores de luzes, no qual cada cor representa
uma ação. Desse modo, a cor verde simboliza que se pode “seguir em frente”, a
cor amarela significa “atenção” e a vermelha significa que se deve “parar”
imediatamente. Nesse sentido, o jogo educativo denominado “Semáforo alimentar”,
tem a mesma essência de um semáforo de trânsito, em que a cor verde representa
os alimentos que podem ser consumidos diariamente; a cor amarela são alimentos
que devem ser consumidos mais de uma vez por semana, ou diariamente, mas com
moderação; e a cor vermelha representa os alimentos que não devem ser
consumidos.
2 - OBJETIVO
O projeto tem por objetivo elementar cooperar com a promoção de hábitos
alimentares saudáveis na infância, promovendo a prevenção e redução do
surgimento de doenças crônicas não transmissíveis na fase adulta, assim como da
obesidade infantil, além de desenvolver a cognição, pois
permite identificar, classificar, agrupar, ordenar, simbolizar e combinar
informações, aprimorando a atenção e a concentração.
Portanto, este trabalho objetiva relatar a experiência a partir do
semáforo dos alimentos com as crianças, com o intuito de avaliar o aprendizado
durante a palestra sobre alimentação saudável.
3 - METODOLOGIA
Serão realizadas com os alunos do Ensino Fundamental I e II,
palestras, diálogos e vídeos com o tema abordado sobre a importância do habito
alimentar saudável e escolha certas dos alimentos.
Logo após será utilizado o método do semáforo (quadro)
explicando a eles correlação entre suas cores, a frequência do consumo e o quão
saudável são determinados alimentos, onde eles irão ter que colocar cada
alimento correspondente em suas cores sendo a cor verde (alimentos que tem
liberdade de acesso), cor amarela (alimentos que tem que ser consumidos com
moderação) e cor vermelha (alimentos que tem que ser evitados).
Através dessa atividade iremos avaliá-los o quanto
aprenderam sobre o assunto.
3.1 QUADRO
4 – RESPONSÁVEIS
________________________________________
Denise
Pereira da Silva
Nutricionista
Responsável Técnica pelo PNAE.
CRN:
52432
_______________________________________
Maria
Luiza Calisto de Vasconcelos
Nutricionista
- Quadro Técnico
CRN3:
58120
Laisa
Mayumi Gonçalves Tanaka
Técnica
de Nutrição e Dietética - Quadro Técnico
CRN3T
121880
Nenhum comentário:
Postar um comentário