2 de setembro de 2025

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: CHEFINHOS SAUDÁVEIS

 



Projeto: "Chefinhos Saudáveis - O Mistério do Bolo Doce e Nutritivo"

Tema Central: Alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos, substituição de ingredientes e processos de transformação dos alimentos.

Público-Alvo: Crianças do Ensino Fundamental I. As atividades serão adaptadas em complexidade para cada turma.

Data de realização: 02/09/2025

Unidade Escolar: Escola Municipal Bruno Antônio Prado

Duração:  1h30 min.

Produto Final: As crianças prepararão um bolo nutritivo, separados em mini forminhas de silicone, utilizando de alimentos que passaram por vários processos de mudanças, (desidratação, amadurecimento, processamento)


1. Justificativa e Objetivos

Justificativa:
A infância é um período crucial para a formação de hábitos alimentares. Este projeto busca, de forma lúdica e prática, desmistificar a ideia de que comida saudável não é saborosa. Através do aproveitamento da banana madura (um alimento comum de ser desperdiçado em casa) e da compreensão de processos como a desidratação (uva-passa) e a substituição de açúcar, as crianças se tornam agentes ativos em sua própria alimentação.

Objetivo Geral:
Promover a educação nutricional de forma experiencial, estimulando o consumo de alimentos in natura e o aproveitamento integral, reduzindo o desperdício.

 

Objetivos Específicos:

·         Identificar os grupos alimentares e a importância de uma alimentação variada.

·         Compreender o conceito de aproveitamento de alimentos, usando a banana madura como exemplo.

·         Explorar o processo de desidratação natural que transforma a uva em uva-passa.

·         Conhecer alternativas naturais para adoçar alimentos, como a pasta de amendoim (sem açúcar) e a frutose da banana e maçã.

·         Desenvolver habilidades práticas de culinária e trabalho em grupo.

·         Estimular a autonomia e a criatividade na escolha de alimentos saudáveis.


2. Materiais Necessários

·         Para as aulas expositivas:  Apresentação dos alimentos nos seus diversos tipos, banana com casca escura, uva natural e uva passa, amendoim em grãos e em pasta.

·         Para a aula prática: Tigelas, colheres, garfo, prato, espátula, forma de bolo, toucas descartáveis, forno (na cozinha da escola)

·         Ingredientes para o bolo (para uma turma de ~20 crianças provarem):

o    4 bananas maduras amassadas

o    2 xícaras de farinha de trigo integral

o    1 xícara de pasta de amendoim 100% (sem açúcar)

o    1 maçã ralada (com casca)

o    2 ovos

o    1/2 xícara de uva-passa

o    1 colher (sopa) de canela em pó

o    1 colher (chá) de fermento em pó

o    Óleo para untar


3. Desenvolvimento das Atividades (Etapas do Projeto)

Aula 1: Descobrindo os Superpoderes dos Alimentos

·         Tema: Introdução à Alimentação Saudável de forma lúdica.

·         Atividade:

1.      "Super-heróis do Prato": Apresentar cada ingrediente do bolo como um personagem com um poder:

§  Banana (O Energético): Fonte de energia rápida e potássio, que é bom para os músculos.

§  Canela (O Mágico): Dá um sabor incrível e ajuda o corpo.

§  Uva-passa (O Explorador): É uma uva que viajou para o sol e ficou pequena e doce.

§  Pasta de Amendoim (O Fortão): Cheio de proteína que deixa os músculos fortes.

§  Maçã (O Crocante Saudável): Tem fibras que são boas para a barriga.

2.      Discussão: "Por que precisamos comer frutas e alimentos coloridos?"

Aula 2: O Mistério da Banana Madura e da Uva que Sumiu

·         Tema: Aproveitamento de alimentos e processo de desidratação.

·         Atividade:

1.      "A Banana que Mudou de Vida": Mostrar uma banana verde e uma madura (até com casca escura). Perguntar: "O que fazemos quando a banana fica assim?".

2.      Explicação: Mostrar que a banana madura é mais doce e perfeita para bolos, evitando o desperdício. Amassar uma banana para as crianças verem.

3.      "A Viagem da Uva": Mostrar um cacho de uvas e um punhado de uvas-passas.

§  Explicação: "A uva-passa é uma uva que perdeu quase toda a sua água ao tomar sol por muitos dias. Por isso, ela fica menor, mais doce e concentrada. Isso se chama DESIDRATAÇÃO."

4. Avaliação

·         Diagnóstica: Observação inicial do conhecimento das crianças sobre os alimentos (Aula 1).

·         Formativa: Participação nas discussões, engajamento nas atividades lúdicas e práticas.


4.      Conclusão

·         Este projeto vai além de uma simples receita. Ele transforma a cozinha em um laboratório de aprendizado, onde as crianças descobrem, de forma afetiva e memorável, os sabores e benefícios de uma alimentação verdadeiramente saudável.

 

 

Atividade de Educação Nutricional elaborado pelo Setor de Alimentação Escolar:

 

 

Denise Pereira da Silva

Nutricionista RT do PNAE

 

Maria Luiza Calisto de Vasconcelos

Nutricionista – Quadro Técnico

 

Laísa Mayumi Gonçalves Tanaka

Téc. Nutrição – Quadro Técnico







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