3 de abril de 2012



ORIGEM DOS OVOS DE PÁSCOA


A história dos ovos de Páscoa vem da Antiguidade onde alguns povos costumavam tingir ovos de galinha com cores da primavera.Já os religiosos foram os primeiros a dar ovos de galinha coloridos, em outros países costumava-se escrever mensagens, decoração com figuras e datas nos ovos, doá-los aos amigos ou até mesmo presentear as crianças.
De alguma forma, o ovo em si, simboliza a vida oculta, misteriosa que está por desabrochar. As civilizações dos Maias e Astecas consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro.
O chocolate num primeiro momento era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois acrescida de água, mel e farinha, porém na sua história, foi consumido também em forma de bebida. Também tinha outro conceito, sendo considerado como alimento afrodisíaco e que dava vigor, provavelmente pelo fato de ser energético (calórico). Os bombons e ovos, como conhecemos, surgiram apenas no século XX.
O chocolate é tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumi-lo em excesso, devido a grande quantidade de calorias presente.
Os festejos da Páscoa em todo o mundo apresentam variações em suas origens e significados.
No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada.
Na China o "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, quando são visitados os tumulos dos ancestrais e feitas oferendas em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Na Europa as origens da Páscoa remontam aos antigos rituais pagãos do inicio da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nesses lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rola-los ladeira abaixo, para ver quem consegue fazer os ovos rolar mais longe sem quebrar.
Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Lituânia e Russia, a tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais são presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".
Nos Estados Unidos a brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo". Ovos de chocolate são escondidos no quintal ou na casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa.
em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça publica para esconder os ovinhos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário